HISTÓRIA DO COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ

      O Colégio Jesus Maria José se situa na Rua Erechim,332, Canarana Estado de Mato Grosso, É mais um dos colégios instituídos e mantidos pela Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José, com sede e foro na cidade de São Paulo, capital, jurisdicionado à Província Regional de Brasília – DF. A Associação possui uma identidade específica, baseada na pedagogia de Madre Rita Amada de Jesus, fundadora do Instituto Jesus Maria José, de origem portuguesa. O Instituto é de caráter filantrópico, educativo, cultural, assistencial e de promoção humana que tem por finalidade o ensino em seus vários graus.

>> As irmãs Jesus Maria José chegaram ao município de Canarana no ano de 1986. Convidadas pelo Bispo Diocesano de Barra do Garças, Dom Antônio Sarto, se estabeleceram num prédio que tinha sido construído pela comunidade para ser um hospital comunitário. O prédio e o terreno eram propriedade da Mitra Diocesana-Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Posteriormente a Congregação Jesus Maria José adquiriu um novo terreno, local onde hoje se encontra a Capela São Miguel Arcanjo, dando em troca para a paróquia.

       Logo que chegaram em Canarana as irmãs trabalhavam como apoio às pastorais da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, ensino religioso, promoção humana e social. No ano de 1990, foi fundada a Escola Jesus Maria José. Em março de 1991 foi formada a primeira turma da pré-escola pela Irmã Maria Ângela Guilardi. Nos anos de 1991 e 1992 só funcionou com a pré-escola sob a coordenação da Irmã Ângela.

          Oficialmente, em1993 aEscola foi reconhecida, assim iniciando com a Educação Infantil, logo após o Ensino Fundamental, e mais recentemente, o Ensino Médio.

         A pré-escola funcionou no mesmo prédio onde as irmãs residem até hoje. Posteriormente, em1995 aCongregação construiu um novo prédio para o Ensino Fundamental e um segundo prédio em 2002. No ano de 2005 o Colégio Jesus Maria José deu início ao Ensino Médio.

       O Colégio, contando com apoio da Associação de Pais e Mestres, construiu também uma piscina e uma quadra de esportes coberta. No ano de2006 aescola foi ampliada e a quadra de esportes ganhou os vestiários, banheiros, palco, copa e cozinha. A inauguração da ampliação da escola, incluindo capela, recepção, administração, sala dos professores,  biblioteca, duas salas para o ensino infantil, laboratórios de ciências e informática aconteceu no dia 02 de março de 2007.

   

    As diretoras que o Colégio Jesus Maria José já teve são as seguintes: 1993: Ir. Maria Carolina Neves; 1994: Ir. Pantaleana Rodrigues da Silva; 1996: Ir Idília De Bona; ano 2000: Laurinda José da Silva; 2003: Ir. Luzia Batista do Nascimento, 2006: Ir. Ermida Berton, Ir Anita Grespan, 2008 e Ir Maria da Silva Maciel, 2011.

>> O Colégio Jesus Maria José procura trabalhar o aluno integralmente, a fim de oferecer um ensino de excelência que priorize a aprendizagem, significativamente, formando cidadãos livres, éticos, políticos, críticos conscientes de sua cidadania e comprometidos com a sociedade. O pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas e a valorização da experiência extra-escolar. Firmar parceria com os pais e a comunidade, no sentido de melhorar o desempenho dos alunos, contribuindo decisivamente para o alcance de seu sucesso.

>> A proposta pedagógica adotada busca preparar o educando para enfrentar os desafios da vida e tornar-se agente da construção do conhecimento e da cidadania, propondo o aperfeiçoamento do ensino aprendizagem, fundamentado nos quatro pilares da Educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

>> Obedece a pedagogia de Madre Rita, que está alicerçada no amor, na prudência e no respeito pela dignidade das pessoas, libertando-as de tudo aquilo que impede que sejam cada vez mais pessoas felizes, através do anúncio da conversão

>> A filosofia do Colégio Jesus Maria José está fundamentada nos princípios evangélico-libertadores, que valoriza a pessoa humana e vivencia valores como: respeito, disciplina, tolerância, solidariedade e cidadania, em busca da paz e de um futuro cada vez melhor para todos.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *