A Fundadora


madreRita Lopes de Almeida (nome religioso: Madre Rita Amada de Jesus), nasceu em Casalmendinho, Freguesia de Ribafeita, Viseu – Portugal no dia 05 de Março de 1848, de família nobre, honesta e profundamente cristã.

Muito Jovem ainda sentia desejo de se consagrar inteiramente à Igreja para a salvação das almas.
Desse modo, a fim de realizar o seu ideal, movida pela ação do Espírito Santo deu início ao Instituto Jesus Maria José, em Portugal, no dia 24 de Setembro em 1880.

Tão rapidamente se expandiu e foi acolhida pela Igreja, que em 1902, o Papa Leão XIII lhe deu aprovação canônica.Perseguidos e dispersados os seus membros em 1910, com a implantação da República em Portugal o Instituto tinha feito cinco fundações.

Dois anos após a Revolução de 1910, Madre Rita enviou para o Brasil algumas irmãs que se fixaram em Igarapava – São Paulo, onde o Instituto continuou a desenvolver-se.
Hoje, conta com uma larga implantação no trabalho da Educação, Assistência e Evangelização.

Em 1934, querendo fazer ressurgir o Instituto em Portugal, regressaram algumas Irmãs, criando novas comunidades. Atualmente estão presente em Portugal, origem da Fundação, Angola, Moçambique, Bolívia, Paraguai, Peru e aqui no Brasil em diversos estados.

Mulher de amor singular à Juventude, adolescentes, crianças e família, Madre Rita distinguia-se por uma confiança inabalável no Senhor, a ponto de permanecer calma e serena, mesmo quando lhe faltavam os meios mais necessários, não só a própria vida como à das Irmãs em ideal.

Dotada de grande generosidade e de vontade corajosa, nunca deixou de socorrer o próximo, ainda que tivesse de arriscar a própria vida, por isso dizia:

“Se preciso fosse percorreria o mundo inteiro para salvar uma só alma!”.

Rita Amada de Jesus, quando enviava um novo grupo de Irmãs para o Brasil, foi receber no céu a recompensa pela sua fidelidade e doação a Jesus Cristo e à Igreja. Faleceu santamente na sua terra Natal, a 06 de Janeiro de 1913, rodeada de algumas Irmãs Religiosas.

A vida de Madre Rita Amada de Jesus é um livro aberto. Ela foi e continua a ser, presença viva de entrega e disponibilidade à vontade de Deus.

Com espírito alegre, simples, mas repleto de audácia consegue mais tarde concretizar o seu sonho de criança fundar um colégio, este com uma índole muito própria viver a escola de Nazaré, a exemplo de Jesus Maria José, numa vida escondida com Cristo em Deus, onde colhe a lição de trabalho, de silêncio, de pobreza, de família, de humildade e simplicidade.

Este mesmo espírito o semeou nas almas de suas seguidoras que ao longo dos anos tem vencido as dificuldades em caminhar ao encontro daquele que será tudo em todos. Madre Rita deixou tudo, renunciando à riqueza, ao casamento para ser aquela alma simples repleta de Deus ao serviço dos irmãos mais carentes e necessitados de bens materiais como espirituais. Me. Rita Amada de Jesus – Apóstola da Eucaristia, do Rosário e da Família.

Oração Beata Rita Amada de Jesus

Senhor, que revestistes
Rita Amada de Jesus com a beleza da santidade,
concede-nos,
por sua intercessão percorrer o caminho da mesma santidade quotidiana,
faz com que sintamos aberta e acessível a nós!
Que o seu exemplo nos infunda coragem e esperança,
conforme o nosso coração e o abra aos pobres e aos que sofrem.

Amém!

Fonte:cjmjgo

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *